quinta-feira, 17 de junho de 2010

Jeremias 18:06



“Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? Diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel”.

Este relato em prosa (vs.1-12) mostra como um acontecimento do dia a dia, e aparentemente trivial, pode se tornar um meio de revelação divina. Na olaria, onde o oleiro faz e refaz os seus vasos.

Jeremias descobre a ação de Deus que modela e remodela o seu povo conforme seus desígnios. Olhando esse texto pensei em deixar aqui três considerações que podem servir de edificação espiritual.


1. A vida é feita de coisas simples

Afirmo isso porque na mesa do oleiro não estava nenhum objeto caríssimo, como: ouro, prata ou pedras preciosas, mais lá se encontrava algo insignificante, sem ser objeto de desejo de ninguém nem algo que grandes potências brigariam como petróleo até mesmo, daqui a poucos séculos, a água que esta sumindo deste planeta terra. Mais estava ali algo gosmento pegajoso, simples, ordinário sem muita expressão porém desse elemento sairia um lindo vaso.

Ordinário, insignificante mais das pequenas coisas pode surgir verdadeiras obras de artes existenciais por causa da falta destes pequenos detalhes podem surgir grandes catástrofes.

Seu dia pode ser diferente com beijo na saída, outro na chegada, uma simples ligação mostrando preocupação, pequenos arranjos dentro de casa pode deixá-la aconchegante, lembranças de datas importantes mostrará sua ligação com a pessoa amada. São coisas simples que pode ajudar seus filhos a serem mais felizes muitas vezes não é um tênis caro, um play geração 3, mais sim um abraço, envolvimento com coisas deles, um rolar na grama, momentos de descontrações.

Sua amizade pode ser mais sustentável, apliquem-se as coisas simples mantenham diálogo, mais me refiro frente a frente, hoje falamos mais com os dedos que com a boca... rs.... mais mesmo que seja virtualmente envie recados faça seu ciclo de confiabilidade.

Afaste a malignidade, proteja quem você ama, sem síndrome de “Poderoso Chefão” estilo de máfia, mais com simplicidade sendo sincero, sem pressões, sem interesses, mais a ponto que possamos falar como sábio Salomão “há amigo mais chegado que um irmão”.

Conviver na comunidade Cristã possamos mais sem perder a simplicidade do evangelho, sem irmos apenas para ter apenas mais um culto na vida, mais sim para termos uma vida de culto.

Mesmo com a modernidade, que em nossa alma tenha sublimidade das coisas simples como: louvar com fervor, coração quebrantado, ligados na mesma fé, amor e esperança. Sem megalomania, sem perder foco do evangelho......


2. Material é frágil

Jeremias disse que vaso se quebrou na mão do Oleiro, com isso fica claro que somos frágeis, sensíveis e sujeitos as quebradeiras da vida.

Na caminhada todos se quebram seja em qual área for muitas vezes não temos sustentabilidade para nós mantermos intáctos e chegamos a níveis difíceis. Muitas vezes as forças vão embora, muitas vezes o sonho de chegar esta tão longe. Essa verdade é para aqueles que reconhecem que somos barro e pó.... não os que vivem vestidos da indumentária da hipocrisia e do faz de conta.

Talvez alguém quem esteja lendo sabe dessa verdade, suas finanças se quebraram, seus negócios foram água baixo, seus relacionamentos fragmentaram, sua vida sentimental esta profundamente chocada destruída desiludida. Seu casamento foi rompido por um terremoto existencial, abalou suas estruturas. Seu ministério foi pisado, desprezado, não teve apoio, em fim mesmo que não queiramos, temos momentos em que somos quebrados.

Salmos 103: 14 a 16 “Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó. Quanto ao homem, os seus dias são como a erva, como a flor do campo assim floresce. Passando por ela o vento, logo se vai, e o seu lugar não será mais conhecido”.


3. Material é recuperável

Mais oleiro com sua habilidade, juntando os cacos, não apenas visualizou, mais concretizou a obra: refez o vaso. Com essa verdade quero lhe estimular a não sentir a sensação de inutilidade, muito menos de derrota, porque esses desastres podem ser recuperados por Deus. Não existe poço tão fundo que Ele não alcance, não existe rua sem saída que Ele não abra uma nova estrada.

Acredite... mesmo vaso que se quebra.... em Sua mão há poder de recuperação... sim sua vida sofrerá mudanças positivas. Termino lembrando-me de uma situação onde ajudando minha esposa nas tarefas domésticas, enxugando louça... o que não é a minha especialidade rs.... um lindo copo cai da minha mão... cacos espalharam-se pelo chão.... copo era lindo foi útil... porém eu não tenho habilidade de recompor cacos... o que restou-me foi jogar restos no lixo...

Mais oleiro é diferente... Ele jamais lhe jogará no lixo... mais usará do Seu poder para lhe restaurar.... Está chegando tempo de grandes restaurações....



Curitiba 17/06/2010 - 20:38 horas

Seu Mano Daniel Pedroso... alma em paz!!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...