terça-feira, 25 de maio de 2010

Sintomas de Barzilai


II Samuel 19:35

“Oitenta anos tenho hoje, poderia eu discernir entre bom e mau? Poderia o teu servo ter gosto no que come e bebe? Poderia ouvir a voz dos cantores e cantoras? E por que há de ser o teu servo ainda pesado ao rei meu senhor”?

Barzilai, o gileadita, um homem muito rico, que sustentou a Davi nos tempos de dificuldades e perseguições, ajudando-o quando da rebelião de Absalão. Estava na casa de seus oitenta anos, isso é visível que algumas limitações apareceriam pelo fato que a própria Bíblia diz quando chega nessa fase se da canseira e o enfado.

Porém algumas das suas afirmações, independente da idade, fazem parte do contexto de muita gente, que apesar da pouca idade, sente na pele esses sintomas. Nesse momento gostaria de deixar essas considerações:


1- Não consigo discernir entre bom e o mau: O oposto de benignidade é malignidade, aquele que não e benigno é maligno. O contrário de bondade é maldade, ou seja, aquele que não é bom é mau.

Se você souber discernir bem que é a benignidade e a maliginidade (bem ou mal) são interiores, estão ligadas a sentimento, enquanto bondade e a maldade (bem ou mau) são qualidades exteriores e falam de ação.

Importante na vida acima de ser bondoso sermos benignos. Benignidade é a disposição em ser bondoso com próximo. Significa excelência de caráter, pensar bem a respeito das pessoas (isso esta ligado em termos cuidado ao julgar o próximo).

Ser benigno é ser flexível, não impor fardos pesados sobre outros, porem agir com bondade sem malignidade.

Ter consciência de nossas ações, entendendo que Deus acima de nossas ações pesará as nossas motivações. Porque pela nossa hipocrisia é falsidade achamos que em nosso interesses estamos sendo bons mais na verdade podemos estar embebedados pelo veneno da maldade que ao invés de afetar o próximo mata a nós mesmos.

Precisamos de discernimento para fugir da malignidade, como julgar sendo nós pecadores? Participarmos de assuntos sem edificações para nossa e para alma do próximo. Fugirmos da sede de vingança, mais tomamos a água do perdão da pacificação. Vivermos de forma simples, sem megalomania a ponto de usarmos o próximo como nosso trampolim, mais sempre visando bem do mesmo.

Que Deus nos batize com batismo de amor, para que não sejamos fervorosos no espírito, entusiastas na Palavra, e na realidade não passamos de sociopatas cristãos aonde em nossos cafés da manha, almoços e jantares sempre tem alguém morrendo em nossa casa pela nossa malignidade.


2- Não sinto gosto no que como e bebo: Palavra certa para isso é falta de paladar. Complicado quando os sabores, não são definidos, degustados, tudo se torna insípido, pois apenas passa pela boca, mais sem alterar nada. Verdade que paladar existencial está em baixa, vida não é vida, todas as implicações que ela traz não são sentidas, nem percebidas e degustadas. Apenas indivíduo que sempre se pergunta porque estou aqui? Verdade que você não sente gosto, porque sua vida perdeu sabor.

Dias acinzentados, sem colorido, noites tenebrosas, paladar existencial já foi, seu quarto mais parece um IML sem vibração, sem calor, suas paredes derramam gelo da insensibilidade nem a dor te perturba mais pelo fato que você já morreu e só esqueceram de enterrar.

Suas relações humanas perderam o gosto, aliás as pessoas nem querem estar próximas de você, pois suas conversas sem paladar, suas programações são tão desinteressantes que nem você acaba indo... rs.

Seus relacionamentos se fragmentam pelo fato que as pessoas ao seu redor não te sente presente, pois seus filhos não vêem sabor em você como pai porque você tira o sabor natural da vida, com um mar de pecados, rolar na grama não existe, nem pode falar no time do coração porque você não torce nem por si mesmo.

Comunhão em igreja, piorou... pois tudo para você é errado, não gosta de variedades, de música, você é extremamente lento e ao mesmo tempo surtado.

Bem resumo isso a falta de paladar, tendo ele você voltará a discernir e definir os sabores da vida mesmo que alguns sejam amargos, porém que vale a pena mesmo é sentir o que vem, porque as vezes a vida vem como limão.. porém mesmo um limão numa coca-cola... oh gloria!!! rs... faz um bem danado... Então volte a sentir seu paladar.


3- Poderia ouvir a voz dos cantores? Outro grave problema sua audição não consegue mais ouvir uma linda canção... Canção aqui não estou falando por enquanto de jazz, bolero, pagode ou uma romântica, mais sim a musica da sua vida..... Alias que música? Esta sem som??? Somente algumas notas que saem desafinadas sem o diapasão do amor....

Você não ouve mais as canções da natureza seja barulho das águas, ou mesmo um estrondo do trovejar, ou o canto de um pássaro, zunido de um vento, choro de uma criança, seu espírito envelheceu demais não existe embalo.. nem ritmo.

Não sabe você que a música é uma terapia para alma, para os sentimentos, pois fala da existência das coisas da vida, de amor, de Deus. Abra os ouvidos para uma linda canção sem ser aquela cheia de esquizofrenias, mais aquela que eleva a Deus, que eleva a alma, que faz você refletir. Que sua vida seja uma canção, que não apenas você escute mais que outros perto de você também possam ouvir uma linda opera de uma vida bem orquestrada.


4- Serei ainda pesado?

Termino dizendo que não faça de sua vida um peso, um fardo insuportável, para que as pessoas em seu redor não lhe vejam como uma carga existencial. Seja de alma leve e serena, mesmo com as brutalidades da vida expresse suavidade.

Que o prenuncio de sua chegada, em seu lar encham de alegrias os que residem nela. Quando seus amigos souberam da sua presença sinta-se empolgados em recebê-lo. Sua esposa ao invés lhe achar uma mala pesada e sem alça, possa sentir seu coração acalentado pela sua presença.

Que seu esposo não lhe tenha como uma cruz pesada, mais sinta tranqüilidade com seus passos dentro de casa, sua voz não cause irritabilidade mais ecoe trazendo paz e cura para alma.

Que em sua igreja você venha somar.... e não ser um peso para ninguém, vivamos uma vida com leveza de coração com consciência que nem Jesus é pesado para mim e nem para você

Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e eu vos aliviarei, meu fardo e leve e meu jugo e suave!!

Venha para o bem... sinta o sabor da vida, ouça a musica da existência, seja tranqüilo no viver!!


Seu Mano Daniel Pedroso.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...