quinta-feira, 27 de maio de 2010

Parábola de Jotão


Juízes 9:8 a 15

Este é um apólogo contado por Jotão, para dirigir um ataque duríssimo contra a instituição da monarquia. Este poema é um dos testemunhos mais antigos da literatura sapiencial dos israelitas. Porém existem nas entrelinhas, ensinamentos interessantes para enriquecimento espiritual dos leitores.

Síntese

As árvores decidem ungir um rei para si e recorreram as árvores mais exuberantes existentes, dentre elas: a Oliveira, a Figueira e a Videira. As mesmas ao receberem o convite, abriram mão do mesmo, pelo fato que iriam ter que abrir mão das suas produções.

Nisso sobrou o espinheiro, então elas recorreram a ele; talvez no afã de que o mesmo poderia rejeitar, porém sem constrangimento, ele abraça a idéia e convida as mesmas a aderirem a sua liderança.

Benefícios se algumas delas assumissem:

Oliveira. A gordura representa 33% total da energia ingerida diariamente. Para uma alimentação saudável, seria essencial substituir o consumo de gorduras saturadas por monosaturadas, como é caso do azeite chave para uma saúde melhor.

As últimas novidades nutricionais, coincidem em assinalar que o uso de azeite principalmente de o azeite de oliva ajuda a reduzir o colesterol além de ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares, e ainda é forte em vitamina E que faz muito bem para pele.

Figueira. Seus figos são doces, com uma polpa bem consistente. É uma fruta muito energética, pois possui uma grande quantidade de açúcar. Ela é rica em fósforo, potássio e cálcio.

Cada 100 gramas de figo possuem em media 150 calorias, tendo uma casca com consistência porosa.

Videira. É uma constatação médica que o suco de uva é um excelente ingrediente no combatente aos problemas no coração por conter antioxidantes, chamados flavonoídes, os quais atribuem bons efeitos sobre o coração.

Os flavonoídes no suco de uva se mostraram capazes de evitar a oxidação do chamado mal colesterol aquele que leva a formação de placas de gordura nas paredes das artérias.

Moral da historia: Eram excelentes candidatas para assumir a liderança, porque tinham algo para oferecer, mais o comodismo de apenas produzir e não repartir, ou investir e influenciar outros, preferiram se omitiram de exercer uma grande liderança e assim deixar a sua marca.
Sendo assim....

Quando os bons se omitem, os ruins aparecem exercendo a sua tirania, como caso do espinheiro, tinha apenas espinhos pra oferecer, para ferir e machucar, não tinha nada suave a oferecer, porém entra na vaga de árvores excelentes, mais omissas.

Pastor Martin Luther King disse uma certa vez: “O que me preocupa não são os gritos dos maus, mais silêncio dos bons”!!

Tiago 4:17 “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando.”.

Gente boa de Deus, não se deixe levar pela omissão, não deixe o grito dos maus prevalecerem, coloque a disposição os seus talentos, suas idéias que sua vóz não seja apenas um eco. Mesmo em coisas simples se você tem uma chamada, tem a unção, tem a certeza da sua missão se ponha nas mãos de Deus e não se omita, não se cale, porque pessoas sem chamada, politiqueiras, e sem visão do reino estão liderando, esses são espinhos!!!

O máximo que sairá desta liderança espinhosa são ferimentos e fogo, porem você com sua chamada tem cura, saúde, vitamina então deixe isso ser desfrutado pelos outros.

Período político, não deixa se levar pelos espinheiros, faça valer seu voto analise os candidatos, ouça suas propostas não se venda por uma cesta básica, por um CD, ou um DVD, uma bala, seja o que for, pense você pode eleger um espinheiro, seu voto pode eleger arvores exuberantes.

Esse é seu momento, é sua hora, deixa Deus te usar não se omita, é certo que se paga um preço, exige-se um sacrifício, mais saiba que você trará sabor, saúde, robustez, trará placas de proteção para muitos.

Vamos deixar os espinheiros em seus lugares. Pense!!!

Seu Mano Daniel Pedroso....... em 27/05/10 com alma reflexiva.......

4 comentários:

Anônimo disse...

gloriasssssssssss a DEUS!!! TREMENDO QUE DEUS TE ABENÇOE E QUE VC SEJE SEMPRE CHEIO DESSA UNÇÃO.

Pastor Paulo Martini disse...

muito bom!!! abraços partor Daniel.

Pastor Paulo Martini disse...

muito bom!!! abraços pastor Daniel.

Pastor Sergio Queiroz disse...

Companheiro! sei eu estava presente nesta reuniao em sjp, dei tanta glorias a Deus e sei que tu tinhas muitas verdades para dizer, mas a prudencia e prima-irmã da sabedoria. parabens
fraternalmente
pastor Queiroz

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...