segunda-feira, 13 de julho de 2015

Pastor Laércio Otone

Lucas 15. 1-32

Lucas reuniu três parábolas sobre os ensinos do Senhor Jesus sobre coisas que estavam perdidas, concentrando a atenção na misericórdia de Deus em resgatar e receber o seu povo, bem como na atitude apropriada em considerar a salvação dos outros.

E Chegavam-se a ele todos os publicanos e pecadores para ouvi-lo.
E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles.
Lucas 15:1,2

 Os publicanos:
Também conhecidos como cobradores de impostos para Roma (homens que cobravam impostos devidos pelos habitantes da cidade), os publicanos pagavam aos romanos a quantia que estes exigiam, mas muitas vezes cobravam das pessoas uma quantia maior, guardando para si mesmos a diferença. 

Parecidos com alguns lideres de hoje que em nome de Deus estão enriquecendo as custas do povo. 
Para eles, era uma forte tentação enriquecer por meio da cobrança indevida.
Um exemplo de publicano arrependido foi Zaqueu (Lc 19) que era o chefe dos publicanos, ele era muito rico e diante da mensagem do Senhor Jesus, arrependeu-se e decidiu dar aos pobres metade de todos os seus bens e restituir tudo que havia defraudado (Lc 19.8).
Uma pessoa que não tem sua vida transformada diante da mensagem do Senhor Jesus, é uma pessoa que não ouve e nem pratica Sua Palavra (Mt 7.24).

 Os pecadores:
Pessoas que tinham uma conduta imoral ou se ocupavam de coisas que os escribas consideravam incompatíveis com a observância à lei de Deus. Uma das prescrições rabínicas era “não se associar com pecadores”, e os rabinos nem sequer ensinavam tais pessoas. Observe que o capítulo 14 termina com “ouça” e o capítulo 15 começa mostrando esses mesmos “pecadores” se reunindo para ouvir Jesus.

Os rabinos concordavam que Deus recebia os pecadores penitentes, porém essa parábola ensina que na verdade é Deus quem busca os pecadores e o povo de Deus deve se alegrar com os anjos quando os pecadores se arrependem.  O céu nos mostra a atitude correta que um pecador arrependido dever ter: Júbilo (v. 10).

Jesus nos ensinou como devemos agir com os fracos na fé e com os distantes da verdade. Ele nos ensinou amar, Ele nos ensinou confrontar os religiosos, não com armas carnais ( 2 Co 10.4), mas, com o amor que é produzido pela Verdade da Palavra de Deus(João 17.17), quando Essa entra em nossos corações (João 5.24). 

Não é os pecadores que se aproximam de Deus. É Deus que vai em busca dos pecadores.  Sendo assim, como imitadores de Cristo (ICo 11.1), devemos ir em busca dos perdidos( Lc 15. 4-6), trazendo-os de volta ao lar do Pai.

“Ensina-nos, oh Senhor, ouvirmos a voz dos que pedem desesperadamente por socorro”.

Pastor Laércio Otone
Salto|SP
13|07|2015

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...