segunda-feira, 12 de julho de 2010
Amar sim... Abandonar Jamais!
Marcos 5:21-23;35-43
O Evangelho de Marcos registra em suas narrativas esta história, inserida no capítulo cinco, onde existem três personagens que traziam consigo suas dores, choques emocionais, que sentiram na pele o abandono, o descaso, o desinteresse pelos familiares, do sistema e da religião fria e inoperante.
1º Homem de Gadara: Este homem tinha uma casa, tinha seu ninho, seu aconchego, porem sua mente e seu corpo foram dominados por legiões de demônios, que o tira de um lar o leva a habitação de mortos, se tornando centro das atenções, para suas peripécias e malabarismos, dando gastos aos cofres públicos porque gastavam com algemas, mais nem elas conseguiam segura-lo.
2º Mulher do fluxo de sangue: Há doze anos vinha gastando suas economias para resolver uma hemorragia, ou como hoje seria conhecido, um descontrole menstrual, impedida pela lei de estar em aglomerações, pois a lei chamava de período de imundície.
3º Menina de doze anos de idade: Acometida por uma enfermidade crônica, levou a morte interrompendo seus sonhos, sua adolescência, tirando brilho do lar.
Aprendemos com isso....
a)A dor não escolhe idades.
A dor é uma sensação de sofrimento decorrente de lesões físicas, emocionais e psicológicas percebida de formações negativas e traz consigo seqüelas profundas.
b) Não existe dor, que meu Jesus não possa curar.
Jesus veio na contramão do sistema e trouxe consigo a cura e a libertação.O homem voltou ao seio da sua família.A mulher voltou ter equilíbrio na vida.A menina voltou a sonhar com a vida.
Chegamos assim a Jairo, o foco central desta mensagem.
Jairo era o pai da menina de doze anos que falamos acima. Homem importante, com biografia invejável, era presidente da Assembléia, interprete da lei, decidia questões legais e administravas, agia na forma de justiça, abençoava casamentos e decretava divórcios, tinha direção do culto era chefe da sinagoga.
As lições que aprendemos nessa historia?
1. Que o inesperado sempre acontece.
Devido peso de suas atribuições, talvez se visse imune de problemas, não pensava que podia se deparar com algo que fugisse de seu controle, ou até mesmo não esperava por uma perda de tão grande relevância. Afinal as dores, os ventos contrários, as situações difíceis são adversas a nossa vontade; eles não avisam, não ligam, não mandam email.
Ninguém pede o mal para si, protegemo-nos dos mesmos, pois dificilmente estaremos prontos para doenças incuráveis, fragmentações nos relacionamentos, finanças quebradas, angustias, dores, fome.
Jó disse no capitulo 3:25 “Porque o que eu temia me veio, e o que receava me aconteceu”. Portanto seremos confrontados pelo fato que o cristianismo não apregoa nem a teologia extremizada da prosperidade nem a teologia do sofrimento.
Porem somos levados ao equilíbrio de servir a Deus, independente das circunstancialidades, baseado no livro Filipenses 4:11-13
“Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece”.
2. Assassinos de esperanças sempre aparecem.
Os da sua casa lhe trouxeram a péssima noticia de que sua filha acabará de falecer. Porém deram uma nota desanimadora.... “Porque ainda incomodas o mestre?” Pois diante dos sinais da morte, não faltam pessoas para nos fazer desistir.
Há pessoas especializadas em trazer notícias ruins e impetrar o desânimo. Algumas acham que Deus não se interessa pela nossa dor e que não adianta acreditar na esperança; pois saiba, muitos que nos ferem são os da nossa casa. São guerras mudas, falta de envolvimento, palavras que causam divisões, perturbação emocional e desanimo total.
3. Última palavra sempre será de Deus.
Jesus disse a Jairo: “Não temas, crê somente” e ainda mais, a bíblia diz que Jesus não acolheu as palavras que foram ditas a Jairo.
Com isso Ele nos ensina, que apesar das flechas assassinas direcionadas a nos derrubar de vez, Ele vai além da medicina, da dor e até mesmo da morte. Em outras palavras Jesus estava dizendo: “Esta morta somente na cabeça deles, haverá um grande milagre aqui. Não é tempo de jogar pétalas e nem de jogar terra em você menina, mais é tempo de ressurreição”!
4. Faça parte da caravana do milagre.
Ele convoca Pedro, Tiago, João e apenas o pai, pois era este quem precisava do milagre. Esses tinham comunhão, intimidade, iriam somar para aquele momento. Jesus não levou a todos porque sabia que nem sempre as quantidades lidam com qualificativo.
5. Seu lar nunca mais será o mesmo quando Ele chegar.
A bíblia diz que havia um grande alvoroço, pranto, desalento, tristeza pela situação, e também nessa casa havia mulheres contratadas para atenuar a dor, chamadas “Carpideiras”.
Sim, infelizmente elas estavam ali, porém não somavam, mais a presença delas deixa algumas considerações para serem analisadas:
a) Não havia senso de amizade;
b) Lucravam com a dor do próximo;
c) Não contribuíam com milagre;
d) As que mais desejavam o enterro.
Porem Ele fez sair a todos, principalmente elas, porque Ele estava trazendo um novo tempo para aquela família. Assim Ele o fez, entrou a caravana do milagre olhou para menina mórbida se encheu de carinho e exclamou em aramaico: Talitá cumi!, Que quer dizer: Menina, eu te mando, levanta-te! E imediatamente a menina levantou!! Aleluia, o lindo que hálito de vida enche a casa, movimento mudança de postura, trouxe para aquela casa, esperança, ciclo novo, prazer de sentir a vida.
Menina impactada pela nova vida, com isso abrindo novo espaço de fazer valer aquela nova chance, unificação da família, valorização no ser, no enlace, no envolvimento aprendendo que nenhum sucesso fora justifica a perda de alguém especial!
Que Deus nos ajude a sair de ambientes fúnebres, que possamos respirar a vida perceber as coisas boas da vida, um sorriso, uma boa conversa franca, brincadeiras, proteção, calor humano, coisas que nenhum clima fúnebre proporciona!! Mais a vida será vivida na vida de outra vida!!
Camboriú/SC - Gideões/2008... Entrega da chave!
Daniel Pedroso
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário