quinta-feira, 29 de julho de 2010

Férias.......!!



Descanso para a mente e o corpo, tempo para momentos especiais, para um reencontro consigo mesmo. Esse mês onde nossos filhos estão vivendo descanso daquela cadeira escolar, da agitação de vários alunos, das informações de diversas matérias.

Sugar cada hora, minutos e milésimos de segundos para esbanjar energias sentirem um pouco dono de si.... viver descontrole de horários, dormir tarde, as vezes até acorda cedo mais não com a mesma disposição de ir para o colégio rs.. mais sim para brincar, brincar, brincar..!

Porem, um bom período para nos pais, aproveitarmos esses momentos para reaproximação com qualidade, nos tornarmos crianças, descermos ao nível delas, num sorriso, num choro, numa brincadeira, na linguagem.... viver essa simplicidade.

Muito bom avaliar o comportamento que tiveram nessa primeira fase de colégio, vermos as notas, vermos seus cadernos, elogiar o que tiver que elogiar, cobrar com amor que tiver que cobrar.... levar nossos filhos na igreja, escola dominical, e mesmo em casa exercitar culto doméstico para eles não perderem o foco em viver em Cristo.

“O que se faz agora com as crianças é o que elas farão depois com a sociedade” (Karl Mannhein). Que possamos curtir essas férias com eles, apesar de nossas tarefas, mais não tiremos férias de nossos filhos sejamos o refugio para os mesmos.

Meu beijo e abraço a todos os meninos e meninas, que Deus abençoe muitíssimo!!


Daniel

terça-feira, 27 de julho de 2010

Congresso de Jovens UMADET



A União da Mocidade das Assembléias de Deus Ministério de Madureira em Taubaté comemorou 29 anos de existência do departamento de jovens. Pastor David, coordenador, realizou nos dias 23 a 25 de Julho uma grande festa, onde se reuniram vários jovens de diversas cidades, o evento foi realizado no templo sede.

Foram dias especiais, com presença musical da Banda Milla um grupo com muita musicalidade e unção de Deus, também a participação do cantor Daniel Lima, ambos de São Paulo/SP. Sentimos a presença de Deus nesses dias, o tema abordado foi sobre arrebatamento da Igreja, um assunto de suma importância para nossos dias.

Pastor Daniel Pedroso foi orador oficial da festa, com muita graça e simplicidade do Evangelho pregou no tema, apontando a necessidade de um preparo e mostrando as sinalizações em todas as esferas como cumprimento bíblico.

Houve salvação de almas e renovações, Deus se manifestou; jovens se confraternizaram concluíram suas atividades com muita alegria e fraternidade!!

Ministério Fé e Milagres agradecem a todos e deseja as mais ricas e copiosas bênçãos dos céus!!


Curitiba/Paraná - 27/07/2010

Daniel Pedroso

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Batalha Espiritual


(parte1)
Gente boa de Deus; Inicio hoje um ciclo de informações sobre Batalha Espiritual, espero que sirva de edificação espiritual a você, pois estarei trazendo elementos com base bíblica sem fantasias e ilusionismo.

Efésios 6:12 “porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes”.

Introdução

Existe um falso conceito de que a luta espiritual é algo que afeta apenas determinadas pessoas que por um motivo ou outro entram nela, ou missionários que trabalham em terras dominadas pelo paganismo e trevas espirituais também acabam entrando nessa batalha.

Mais a realidade é que diabo existe mesmo (Ezequiel 28:11-19) e os demônios também e em grande numero, e todos os crentes acham-se engajados numa guerra, numa desesperadora luta de vida ou morte contra um inimigo feroz.

Talvez alguém diga: “eu não tenho nada ver com isso”, meu ministério é música, não estou preparado para esse tipo de coisa. Outro talvez pense “se eu deixar diabo em paz, ele também me deixará”. A verdade é que a guerra esta sendo travada e todos nós estamos envolvidos nela, durante 24 horas do dia, nos 7 dias da semana, nos 30 dias do mês e nos 365 dias do ano. Portanto, revista da armadura de Deus.

Três Fatores importantes na Batalha Espiritual

1. Reconhecer

O primeiro passo é reconhecer que estamos em guerra. Isso já é começo da vitória, pois conhecer as táticas do inimigo é fundamental. II Corintos 2:11 diz: “para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios”.

O inimigo sempre procura tirar vantagem de nossa ignorância quanto às realidades espirituais; mas quando nos entendemo-las bem ele não pode mais agir como tenciona. A Bíblia nos deixa alerta através do apostolo Pedro em I Pedro 5:8 “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar”. Perderemos a guerra se estivermos indiferentes nessa batalha espiritual, pois estamos em campo minado.

2. Rejeitar

É aspecto passivo dessa luta. Assim que percebemos o que o inimigo esta querendo nos induzir a fazer devemos ignorar essa situação e procurar evita-lá (provocações, situações embaraçosas), devemos deixar de lado e passar a adorar a Deus. Devemos rejeitar suas tentativas de nos deixar magoados ou irritados. Efésios 4:27 “nem deis lugar ao diabo”.

3. Resistir

Esse é o aspecto ativo da luta espiritual. A Bíblia diz “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” Tiago 4.7, pois Deus não ira resistir a ele por nos. Somos nos (eu e você) quem temos de fazer isso. Satanás eu anulo, neutralizo essa sua estratégia em nome de Jesus!

Ao tentar para a condição “Sujeitai-vos, pois a Deus” percebemos que quando somos submissos a Deus, Ele nos dá autoridade para resistir inimigo. Lucas 10:19 “Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano”.

Mantendo uma posição equilibrada é necessário evitar dois extremos:

1º Atribuir tudo ao diabo: Algumas pessoas tem o habito de atribuir tudo ao diabo. “Tem demônio nisso” vivem falando em peso e opressão conhecem todos os espíritos e os sub-espíritos; se cai um copo já foi um demônio, se leva martelada no dedo de volta já é o mesmo. Essa atitude pode ser altamente prejudicial, levando as pessoas a se tornarem obcecadas por demônios, levando-as a viverem fazendo correntes e outras ondas de misticismos, a exemplo os seus “descarregos”.

2º Não admitir que o diabo esteja agindo: Por outro lado há pessoas que nem querem pensar nisso. Dizendo que não podemos dar muitas cartas ao diabo, que precisamos manter nossos olhos somente em Deus; Motivo dessa conduta é, ou medo de demônios ou medo de se tornarem obcecados pelos mesmos. O simples fato de ignorarmos a existência do inimigo não anula a sua atuação.

Então, como adotar um equilíbrio?

Não devemos achar que o diabo esta por traz de tudo que acontece, mas também não podemos descartar essa hipótese. Como vamos saber se ele está ou não?

Perguntando a Deus, Ele nos dirá. A palavra de Deus nos diz que através do dom de discernir espíritos (I Coríntios 12:10) isso é perfeitamente possível. A exemplo de Paulo em Atos 16:16-19.


Continua.


Curitiba, 15 / 07 / 2010.


Daniel Pedroso

Batalha Espiritual (parte2)


Gente boa de Deus; continuação de estudo sobre batalha espiritual.


Estratégias da Batalha Espiritual: Defensiva e Ofensiva

Na batalha contra o diabo temos de enfrentá-lo de forma defensiva e ofensiva. Deus nos fornece o equipamento necessário para essa peleja, o que significa que nos nós encontramos preparados tanto para atacar como para nos defender. Note que armamentos de Deus são para frente não para as costas.

1. Defensiva

A batalha na defensiva e travada a nível individual. Nos não precisamos lutar para nos salvarmos nem para nos mantermos salvos, porque a salvação é um dom de Deus, porém a batalha é para não perdemos o compromisso com Deus. Quanto mais aproximarmos de Deus, mais estaremos firmes na batalha.

Dessa forma é muito importante:

* Conhecer a Deus;
* Conhecer a nos mesmos;
* Conhecer as ações malignas, dentre elas: mentiras, tentações e seduções.

Áreas a serem protegidas:

a) Mente: Satanás é especialista em colocar maus pensamentos em nossa mente; se faz necessário lutar contra os pensamentos que não condizem com a verdade de Deus. Questione seus pensamentos, principalmente quanto a sua origem.

Todo pensamento relacionado com o orgulho, temor, incredulidade, lascívia, depressão ou condenação precisa ser expulso de nossa vida, e cabe somente a nos poder fazer isso. Entreguemos nossa mente a Deus e purifiquemo-la com a sua Palavra. Leia esses textos: Jeremias 4:14 / II Coríntios 10:3-5 / Filipenses 4:8

b) Coração: Aqui, com atitudes e emoções. Atitudes erradas são perigosas (arrogância, rebeldia, rancor e contenda) e devem ser evitadas para não abrir portas, em nossa vida, nossa igreja, nossa nação, em nosso relacionamento conjugal, para que inimigo não entre.

Assim como temos o hábito de tomar banho e escovar dentes regularmente, precisamos da mesma forma corrigir as atitudes erradas. É um habito que não podemos negligenciar (Provérbios 4:23). Essa abrangência de conhecer a nos mesmos, porque enganoso é coração, façamos a oração de Davi, em Salmos 139:23,24 “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno”.

c) Língua: A língua possui um enorme poder, e satanás tem ciência disso. Podemos usar o poder espiritual dela para o bem ou mau (Tiago3:10). O inimigo nos estimula a expressar incredulidade, a difamar os outros, a passar mexericos e a pronunciar palavras sarcásticas (I Timóteo 4:13-15 / Levítico 19:16). Mais também façamos a oração de Davi como em Salmos 141:1-3 “SENHOR, a ti clamo, dá-te pressa em me acudir; inclina os ouvidos à minha voz, quando te invoco. Suba à tua presença a minha oração, como incenso, e seja o erguer de minhas mãos como oferenda vespertina. Põe guarda, SENHOR, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios”.

2- Ofensiva

A batalha na ofensiva tem por alvo o mundo que nos cerca. O objetivo ai é o de ganhar mais terreno para o reino de Deus em nossa sociedade. Temos que partir para o ataque (Mateus 16.18). Fazer guerra ofensiva é tomar a iniciativa de atacar as portas do inferno. Se avançarmos contra elas, não resistirão, mas se não o fizermos continuarão de pé.

Temos de destruir o mal em todas as suas manifestações, temos de combater:

a) Alcoolismo – Tudo começa com um gole, ou aquele “beber socialmente”;
b) Tabagismo – Tudo começa com uma tragada, pela tal curiosidade;
c) Os jogos de azar – Tudo começa com as famosas tele-senas, papa tudo, por causa de dividas ou a ganância de riqueza.


Postaremos mais sobre esse assunto na seqüência.

Curitiba, 15 / 07 / 2010.


Daniel Pedroso


segunda-feira, 12 de julho de 2010

Amar sim... Abandonar Jamais!


Marcos 5:21-23;35-43

O Evangelho de Marcos registra em suas narrativas esta história, inserida no capítulo cinco, onde existem três personagens que traziam consigo suas dores, choques emocionais, que sentiram na pele o abandono, o descaso, o desinteresse pelos familiares, do sistema e da religião fria e inoperante.

1º Homem de Gadara: Este homem tinha uma casa, tinha seu ninho, seu aconchego, porem sua mente e seu corpo foram dominados por legiões de demônios, que o tira de um lar o leva a habitação de mortos, se tornando centro das atenções, para suas peripécias e malabarismos, dando gastos aos cofres públicos porque gastavam com algemas, mais nem elas conseguiam segura-lo.

2º Mulher do fluxo de sangue: Há doze anos vinha gastando suas economias para resolver uma hemorragia, ou como hoje seria conhecido, um descontrole menstrual, impedida pela lei de estar em aglomerações, pois a lei chamava de período de imundície.

3º Menina de doze anos de idade: Acometida por uma enfermidade crônica, levou a morte interrompendo seus sonhos, sua adolescência, tirando brilho do lar.

Aprendemos com isso....

a)A dor não escolhe idades.

A dor é uma sensação de sofrimento decorrente de lesões físicas, emocionais e psicológicas percebida de formações negativas e traz consigo seqüelas profundas.

b) Não existe dor, que meu Jesus não possa curar.

Jesus veio na contramão do sistema e trouxe consigo a cura e a libertação.O homem voltou ao seio da sua família.A mulher voltou ter equilíbrio na vida.A menina voltou a sonhar com a vida.


Chegamos assim a Jairo, o foco central desta mensagem.

Jairo era o pai da menina de doze anos que falamos acima. Homem importante, com biografia invejável, era presidente da Assembléia, interprete da lei, decidia questões legais e administravas, agia na forma de justiça, abençoava casamentos e decretava divórcios, tinha direção do culto era chefe da sinagoga.

As lições que aprendemos nessa historia?

1. Que o inesperado sempre acontece.

Devido peso de suas atribuições, talvez se visse imune de problemas, não pensava que podia se deparar com algo que fugisse de seu controle, ou até mesmo não esperava por uma perda de tão grande relevância. Afinal as dores, os ventos contrários, as situações difíceis são adversas a nossa vontade; eles não avisam, não ligam, não mandam email.

Ninguém pede o mal para si, protegemo-nos dos mesmos, pois dificilmente estaremos prontos para doenças incuráveis, fragmentações nos relacionamentos, finanças quebradas, angustias, dores, fome.

Jó disse no capitulo 3:25 “Porque o que eu temia me veio, e o que receava me aconteceu”. Portanto seremos confrontados pelo fato que o cristianismo não apregoa nem a teologia extremizada da prosperidade nem a teologia do sofrimento.

Porem somos levados ao equilíbrio de servir a Deus, independente das circunstancialidades, baseado no livro Filipenses 4:11-13

“Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece”.

2. Assassinos de esperanças sempre aparecem.

Os da sua casa lhe trouxeram a péssima noticia de que sua filha acabará de falecer. Porém deram uma nota desanimadora.... “Porque ainda incomodas o mestre?” Pois diante dos sinais da morte, não faltam pessoas para nos fazer desistir.

Há pessoas especializadas em trazer notícias ruins e impetrar o desânimo. Algumas acham que Deus não se interessa pela nossa dor e que não adianta acreditar na esperança; pois saiba, muitos que nos ferem são os da nossa casa. São guerras mudas, falta de envolvimento, palavras que causam divisões, perturbação emocional e desanimo total.

3. Última palavra sempre será de Deus.

Jesus disse a Jairo: “Não temas, crê somente” e ainda mais, a bíblia diz que Jesus não acolheu as palavras que foram ditas a Jairo.

Com isso Ele nos ensina, que apesar das flechas assassinas direcionadas a nos derrubar de vez, Ele vai além da medicina, da dor e até mesmo da morte. Em outras palavras Jesus estava dizendo: “Esta morta somente na cabeça deles, haverá um grande milagre aqui. Não é tempo de jogar pétalas e nem de jogar terra em você menina, mais é tempo de ressurreição”!

4. Faça parte da caravana do milagre.

Ele convoca Pedro, Tiago, João e apenas o pai, pois era este quem precisava do milagre. Esses tinham comunhão, intimidade, iriam somar para aquele momento. Jesus não levou a todos porque sabia que nem sempre as quantidades lidam com qualificativo.

5. Seu lar nunca mais será o mesmo quando Ele chegar.

A bíblia diz que havia um grande alvoroço, pranto, desalento, tristeza pela situação, e também nessa casa havia mulheres contratadas para atenuar a dor, chamadas “Carpideiras”.

Sim, infelizmente elas estavam ali, porém não somavam, mais a presença delas deixa algumas considerações para serem analisadas:

a) Não havia senso de amizade;
b) Lucravam com a dor do próximo;
c) Não contribuíam com milagre;
d) As que mais desejavam o enterro.

Porem Ele fez sair a todos, principalmente elas, porque Ele estava trazendo um novo tempo para aquela família. Assim Ele o fez, entrou a caravana do milagre olhou para menina mórbida se encheu de carinho e exclamou em aramaico: Talitá cumi!, Que quer dizer: Menina, eu te mando, levanta-te! E imediatamente a menina levantou!! Aleluia, o lindo que hálito de vida enche a casa, movimento mudança de postura, trouxe para aquela casa, esperança, ciclo novo, prazer de sentir a vida.

Menina impactada pela nova vida, com isso abrindo novo espaço de fazer valer aquela nova chance, unificação da família, valorização no ser, no enlace, no envolvimento aprendendo que nenhum sucesso fora justifica a perda de alguém especial!

Que Deus nos ajude a sair de ambientes fúnebres, que possamos respirar a vida perceber as coisas boas da vida, um sorriso, uma boa conversa franca, brincadeiras, proteção, calor humano, coisas que nenhum clima fúnebre proporciona!! Mais a vida será vivida na vida de outra vida!!

Camboriú/SC - Gideões/2008... Entrega da chave!



Daniel Pedroso

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Deus Financia Sonhos...


I Samuel 1:9-15

Nas regiões montanhosas de Efraim dentre tantas famílias que habitavam ali a Bíblia registra uma família que em seu convívio existiam muitos elementos que também podem fazer parte da nossa família; como conflitos, ansiedades, rivalidades, mais algo tão bom que era os “sonhos”.

Personagens dessa historia:

Elcana - cabeça do lar.

Ele era levita e morava em Rama, tinha riquezas e muita influência, ele tinha duas esposas; o nome da primeira chamava-se Ana e o da segunda Penina. No Antigo Testamento a poligamia era permitida conforme consta no livro de Deuteronômios; a lei de Hamurabi vinda do Egito dava esse direito, e se fosse bem economicamente poderia ter um harém.

Virtudes de Elcana

1- Era um homem temente a Deus: Embora seus serviços não era exigidos no santuário como os outros levitas, como israelita comum subia as montanhas levando seus sacrifícios, para encorajar e dar bom testemunho aos seus vizinhos. Embora existisse, corrupção no santuário pelo líder e seus filhos seu nível espiritual manteve sua espiritualidade em alta.

Salmos 128:1-4 “Bem aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem. Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa. Eis como será abençoado o homem que teme ao SENHOR”!

Temor, reverência, reconhecimento e ato de sabedoria. Provérbios 1:7 “O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino”.

2- Tinha cuidado dos negócios de Deus: Guarde isso, enquanto você cuida dos negócios de Deus, Ele cuidará dos seus negócios também.


Ana – a estéril

Confrontos de Ana: Ana – significa Graça - uma mulher que no seu contexto de vida, sofria em vários ângulos: Poligamia - dividir mesmo teto com uma outra mulher; Rivalidade - sentia na pele desprezo, discriminação, nua e crua oposição; Esterilidade - impedimento de dar a luz a filhos.

Com isso aprendemos que ser cristão não nos isenta das provações. A Bíblia diz: “O Senhor tinha cerrado a madre de Ana”. Tudo que acontece em nossas vidas é permissão de Deus.

I Coríntios 10:13 “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar”.

Porque Deus permite essas provações?
* Para provar que nosso valor não está naquilo que temos mais no que somos;
* Único método que nos deixa dependente de Deus;
* Porque ele só prova os fortes.

II Coríntios 12:9-10 “Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo”.

Aprendemos também a lidar com os preconceitos, ela teve que conviver com isso devido seu estado de esterilidade.

Preconceito: Idéia pré-concebida, suspeita, intolerância, algo avesso.
Esterilidade: Improdutividade, escassez, infecundidade, falta, penúria, inutilidade.

Níveis de preconceito:

1. Externo: Vinha da sociedade da época, havia um estigma (cicatriz, sinal, condição desonrosa que provocava reprovação).

As pessoas a viam como amaldiçoada, nesse teor as pessoas não entendiam que era um processo divino o Senhor tinha permitido essa esterilidade. Ainda assim hoje, as pessoas não conseguem nos entender, nos momentos de provas.

João 9:2-3 “E os seus discípulos perguntaram: Mestre, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Respondeu Jesus: Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que se manifestem nele as obras de Deus”.

2. Interno: No Antigo Israel as mulheres hebréias eram movidas por esse sonho, de dar a luz a filhos, principalmente nascidos do sexo masculino. Imaginavam que por uma delas poderia vir o Messias. Note as expressões de Elcana seu marido em I Samuel 1:8 “Então, Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que estás de coração triste? Não te sou eu melhor do que dez filhos?”

* Ninguém pode tirar seu direito de sonhar;
* Tu és aquilo que vês;
* Mantenha seu sonho vivo, por mais que seus mecanismos sejam minúsculos;
* Milagres não se discutem mais se acreditam.
* Onde a sua mão não chegar a mão de Deus chegará por você!!

3. Familiar: Havia por parte de sua rival provocações, excessivas querendo irritá-la.

* Nossos grandes confrontos, acontecem dentro de casa;
* Nossa luz incomodara as trevas de alguns;
* O que Deus escreveu a borracha do diabo, não vai apagar.

E ainda, o que Ana nos ensina indo ao Templo?

1- Creu que Deus tinha algo para ela, mesmo sabendo do amor incondicional do esposo, ela sabia que Deus tinha algo a mais a ela.

2- Fez da dificuldade um grande desafio. A tristeza de ser perturbada pela sua rival a incentivou, moveu sua fé, nem mesmo as montanhas a impedirem de ir em busca do seu sonho! Não deixe que as tristezas venham desanimar sua fé, mais a use de trampolim para chegar a sua vitória.

3- Buscou no lugar certo. Não se aventure por ai, mais valorize a casa de Deus, pois os olhos de Deus estão fitos nesse lugar. (Leia II Crônicas. 7:16)

4- Ela acreditou em seu milagre. Enfrentou a poligamia, a esterilidade, a rival, o líder sem visão.... Ninguém detém um homem ou uma mulher decidido(a). Mexeu com coração de Deus.

5- Ana a vencedora. Não perdeu sua postura, manteve seu afeto ao marido. Mexeu com a memória de Deus. Sonho da cabeça desceu para barriga grávida. Sintomas de milagres apareceram na sua casa. Teve seu monento... e muito mais... teve mais três filhos e duas filhas!!!!



Ele financia Sonhos!!!

07/07/2010 – Curitiba/Paraná

Daniel Pedroso

sábado, 3 de julho de 2010

Mensagem pregada nos Gideões 2009

"Jesus Cuspiu.
Marcos 8:22-26

Os evangelhos nos trazem profundos conteúdos da obra, vida e milagres de Jesus. As impressões os gestos, a maneira amável de tratar as pessoas era encantadora. Quebrava todos os paradigmas existentes para mostrar seu amor. Os evangelhos registram aproximadamente quarenta milagres de Jesus. Marcos registra alguns, porém dois com exclusividades: a cura de um surdo e mudo de Decápolis; e o texto lido sobre a cura do cego de Betsaida.

Considerações desse texto:

Betsaida (casa da Pesca, terra natal de Pedro, André e outros). Cidade onde Jesus operou muitos milagres, mais por causa da incredulidade deles não foram capazes de se arrependerem. Existia ali uma aldeia ou vilarejo, onde se concentravam pessoas com as mesmas idéias, lugar aonde havia impedimento de grandes mudanças.

Havia naquela aldeia um homem, com uma necessidade visual, não enxergava a luz do dia, sentindo o peso da discriminação, ainda mais diante de um povo que não se surpreendia com o sobrenatural.

Porém, mesmo assim, Jesus não se furtou de passar por ali, e mais de uma vez; e nesta feita ouviu o pedido de ajuda em prol daquele homem. Ele pega na mão dele - porque contato físico demonstra afetividade, amor, interesse - e o leva para fora da aldeia.

Detalhe agora era um momento de ver expressão de carinho, amor, uma ação cheia de ternura, porém esse homem foi surpreendido por um "santo cuspe" de Jesus. Pense comigo ele esperava tudo, menos isso.... até mesmo nos politicamente corretos pensaríamos...

* Não é uma ação nojenta?

* Não seria uma humilhação pública?

* Será que Jesus não sabia que a face é uma das partes do corpo que é sagrado, que não se bate, não se agride, muito menos se cospe?


Lições extraídas desse texto:

1. Despadronização Divina

Nem sempre as ações de Deus são padronizadas, muito menos politicamente corretas. Nem sempre as ações de Deus, são etiquetadas, protocoladas, muito menos programadas, sei que talvez esperasse uma mão na cabeça, uma oração forte, um assopro, porem veio uma cuspida, pode causar escândalos, jeitinho de nojo... porém aprenda:

a. Deus sempre nos surpreenderá;

b. Não use seu GPS humano, Ele vem como quer;

c. Ele vai chocar os padronizados, Ele vai cuspir, mais o milagre vai acontecer;

d. Prefiro um olho cuspido, depois enxergando, do que um seco mais cego.

O vento assopra aonde quer, precisamos deixar nossas liturgias frias, mecânicas e computadorizadas, deixar Ele cuspir... ações sobrenaturais, sem resistências, mais de peito aberto para seu agir.


Deus não pode ser teologizado...

Deus não pode ser robotizado....

Deus não pode ser registrado, batido em cartório, patenteado...

Deus e livre....

2. Deus livrou de uma visão prejudicada


Homem disse: - estou vendo homens como árvores andando. Aquele homem estava vendo o anormal, o inexistente, uma fantasia da sua ótica ele não conseguia ver as coisas claras e verdadeiras. Assim também são algumas pessoas que não conseguem ver as verdades; pessoas que preferem fantasias do evangelho, e não conseguem ter uma visão definida.


Quando a visão é ruim geralmente tudo que se vê ao redor são coisas ruins. Muitas vezes não é você que esta mal, mais a visão de quem esta tentando te ver esta terrivelmente embaraçada, vendo árvores como homens e vice versa.


3. Deus dará um toque de melhora em sua vida.


Jesus volta a tocar no cego, Ele não hesita em melhorar a sua visão. Coisas que estão embaraçadas em sua vida, sem visibilidade, receberão das mãos de Deus um toque de melhora. Os que te viram cego, ou quase enxergando, vão ver o melhor de Deus em sua vida. Sejam no casamento, finanças, sentimento, ministério, projetos serão visitados por Deus, e renovados!


4. Deus deu novo sentido a sua vida

Nunca mais entres nessa aldeia, disse Jesus, porque....

Aldeia era lugar de gente pequena...

Aldeia que não sabia aproveitar os milagres...

Aldeia das discriminações e preconceitos....

Aldeia que não aceitava mudanças....


Aldeia que se habitou vê-lo cego....

Ordem é essa vai para nova casa.... nova vida... novo sentido.. seu ninho!

Prepare-se... mudanças tremendas acontecerão na sua vida....

De adeus a sua aldeia!!!


 Camboriú..... mês de Abril / Gideões Missionários da Última Hora


Daniel Pedroso.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Uma palavra aos Adolescentes e Jovens


“Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza”. I Timóteo 4:12

As duas epístolas de Paulo escritas ao jovem obreiro Timóteo revelam uma série de preocupações sobre a organização da Igreja. Paulo transmite através dessas cartas o quadro estarrecedor que a Igreja estava atravessando. Por sua vez, Timóteo tinha o encargo de zelar pela boa doutrina e impedir os possíveis desvios a outros ensinamentos falsos e destrutivos.

Demonstrativo desse cenário:

Apostasia;
Modismos teológicos;
Esfriamento Espiritual
Desorganização congregacional;
Cauterização da consciência cristã;
Pressão do século presente.

Em nossa atualidade ou também momento conhecido de Pós Modernismo, nossos adolescentes e jovens enfrentam elementos violentos que podem afetar presente e futuro dos mesmos:

1. Colapso do crer:

Estamos vendo uma geração vazia de conteúdos, regras e estruturas. Nossos meninos e meninas não acreditam mais na educação; Situação esta percebida pelo fato que sentimos um desânimo, um desalento por uma boa literatura, habilidade de verbalizar bem sem ouvidos afinados ao mestre.

Mais enalteço aqui os que lutam, estudam e perseguem seus sonhos, mais se esbarram num mercado selvagem, desumano e uma política pouca interessada no primeiro emprego. O jovem chega com seu diploma mais ouve algo paradoxal.... “você não tem experiência” mais é obvio ele esta ali para viver sua primeira experiência.

Nossos meninos e meninas não acreditam mais na família; Não vêem mais o lar como um lugar de refugio, aconchego, com base sólida; pois muitas vezes este lugar se transforma um lugar de tortura, insensibilidade, abandono, apenas um lugar de dormir, mais sem repouso para alma. Filhos órfãos de pais vivos, que se sentem isolados, de forma que expressam suas dores e suas angústias numa tela de computador.

Seus filhos não querem um pastor... mais um pai, suas filhas não querem uma irmã fervorosa do círculo de oração, mais apenas uma mãe.... Voltemos ao redor da mesa, conversas francas, amizades sinceras, abraços amparadores, beijos carinhosos, palavras curadoras, sem brechas ao inimigo do lar.

2. A busca de novidades exóticas:

Cada dia uma novidade, ontem era yoga, tarot, meditação.... hoje o álcool e a droga, amanha a aeróbica e a reencarnação; normalmente essas novidades surgem contra valores estabelecidos. Uma ridicularização contra aquilo que tem ética, conceito, valor, pudor, e ainda conta com a mídia que enaltece o ridículo (músicas, conceitos e inversões de valores).

3. A necessidade de escandalizar:

Uma maneira de agredir as pessoas é se defender delas. Escandalizam com a conduta e com a recusa as regras nas indumentárias e no visual. A própria maneira de se vestir mostra o desleixo até a falta de asseio. Gasta-se muito dinheiro para se comprar uma roupa rasgada. Vestir-se mal como mendigo é sinal de andar na moda. O pós moderno recusa padrões, bermuda na canela, calça rasgada, tênis sujo, blusa amarrada na cintura, boné virado, piercing, tudo para dar um “toque a mais” tudo em nome do diferente (irreverentes).

4. A substituição da ética pela estética:

O dever cede lugar ao querer, as escolhas são privadas e não mais ligadas a sociedade. A capacidade de viver e desfrutar o belo substitui a responsabilidade. O negócio é experimentar sensações cada vez mais fortes e dinâmicas. Nada de sentimento de culpa ou valores, em outras palavras, ninguém tem nada ver comigo.

5. A descrença nas instituições:

Jovens não crêem mais na igreja e na liderança isso por causa dos muitos escândalos. Porque a igreja dos anos noventa já não é mais conhecida por homens santos mais sim por homens mais preocupados pelos seus próprios interesses, os chamados sociopatas. Evangelho barato, governos desonestos, e a família que em via de regra é um inferno na vida doméstica e cotidiana. As pessoas são capitães de suas vidas sem convenções, sem compromisso e sem autoridade, e as igrejas estão mais institucionais que comunidades.


Princípios que nossos jovens devem seguir:

1. Manter vivo os valores eternos:

Usarei as escritas de Paulo ao jovem Timóteo, creio que será útil. II Timóteo 1:5 “pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti”.

Era momento de transição, era necessário combater esses ataques com isso era indispensável e ainda hoje o é manter a originalidade do Evangelho, aquele que leva o compromisso. Não um cristianismo sem Cristo, sem cruz, sem renuncia. Evangelho não com o parto feito de cesárea, mais aquele com sentimos e dores de parto. Fervor Pentecostal, quando trato isso não é uma questão de explosão de emocionalismo, mais para que não tenhamos apenas um culto na vida, mais uma vida de culto. Visão da igreja Primitiva, morriam para não ver a igreja morta.

2. Reavive o dom de Deus em ti:

II Timóteo 1:6 “Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos”.

Com passar do tempo, vamos sendo afetados pelas ideologias de nosso tempo, nosso século, atingidos pela influência dos “Demas” que no tempo de Paulo amou mais o seu século presente; Já Alexandre, o latoeiro, causou males à liderança. Portanto a tendência é perdermos o brilho o dinamismo, e deixar a chama apagar. Então em tempo regressemos às origens, ao grande reavivamento, deixemos Deus nos usar.... sem reservas.

3. Enfrente desafios.. e conquiste seu alvo:

II Timóteo 1:7 “Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação”. Jovens, vamos a luta, sem desistir... persiga seus sonhos, não se cale diante das pressões, porque quem cala consente, independente de sua idade enfrente com garra a batalha da fé porque se desistirmos seremos vencidos e envolvidos pelo mundo. Seja corajoso, se defina diante desse sistema mundano e se auto supere.... você vai vencer.


Daniel.....

Curitiba,30/06/10
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...