sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Reflexão - Vírus do estrelismo‏


Conta uma narrativa histórica que, quando Leonardo da Vinci completou seu celebre quadro “A Última Ceia” convidou um amigo para apreciá-lo: _O quadro é primoroso!! Exclamou o amigo, _Aquela taça de vinho se ressalta da mesa em prata maciça e brilhante. Sem esperar mais nada, o artista tomou um pincel e apagou a taça dizendo: _Minha intenção era que a pessoa de Cristo atraísse em primeiro lugar o olhar das pessoas, e qualquer coisa que desvia dEle esta atenção precisa ser apagada!

Vivemos num mundo onde impera os jogos de ego, de vaidade, de megalomania, enfim num mundo de estrelas!! Isso combina bem com mundo hodierno, avançado, globalizado, mais no reino de Deus podemos chamar isso de anti-evangelho. Não questionamos o destaque natural que homens e mulheres adquirem ao tornarem-se conhecidos, pois isso se deve a expansão ministerial e a mídia que o propaga. Porém no evangelho não existe espaço para brilhantismo pessoal, ou exposição dos próprios talentos para mérito próprio, ou até mesmo usar o que Deus pela sua graça deu aos homens para humilhar ou matar alguém.
O evangelho nos ensina que se desejamos subir temos que descer, para ganhar tem que perder, para saber viver tem que saber morrer, que ele não valoriza talentos mais frutos. Precisamos fugir desse triunfalismo barato como se tivéssemos numa guerra campal só observando quem foi humilhado.
No evangelho encontramos expressões como as de João Batista que afirma “é necessário que Ele cresça e eu diminua”, porém isso nos irrita, pois queremos o inverso, pensamos que é necessário que a gente cresça ou glória seja a mim que bendito seja meu nome [riso]. Quanta pretensão!! Jesus em algumas ocasiões curava e dizia não conte a ninguém. Precisamos deixar a graça aparecer o evangelho brilhar, fugir desses holofotes enganosos porque Deus não divide sua glória com ninguém!! Estrelismo.. é auto engano!!
Devemos pensar que hoje aqueles que nos aplaudem no futuro poderão ser os mesmos que nos crucificaram, se tiver que se gloriar que seja na cruz de Cristo, sejamos apenas servos, uso uma frase do Pastor Gesiel Gomes que disse “quem é grande não pode ser servo, quem e servo não pode ser grande”. Magos disseram vimos a Sua Estrela, não a nossa.
Voltemos ao evangelho, sejamos apenas uma voz, não um pop star ou coisa do gênero, se alguma coisa tirar a atenção que deve ser somente dEle, apaguemos com pincel da humildade!!
Nele que disse aprendei de mim que sou manso e humilde de coração!!

Pr. Daniel Pedroso

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...